Novela.

Juntamente com uma sensação de dificuldades crescentes, um senso de desamparo cresce tanto para mudar sua posição quanto para compreendê -la. Ressentimento dos outros, o medo da fome e um sem necessidade de velhice, tédio sem alegria, a sensação de que «tudo por trás» é fortalecido. Alternativas ao código usual de diretrizes e avaliações dos idosos, na maioria das vezes, não possui, pelo contrário, preservando principalmente a visão da realidade, que era característica deles antes, assim como para o país nos estágios anteriores de sua vida. Aqui, mais do que outros, eles estão segurando esse apelo a outros como um «camarada», mantêm a alerta da palavra «capitalismo». Os idosos mais acentuadamente outros grupos superestimaram os anos de Perestroika: entre eles, a parte daqueles que agora não apoiariam as reformas de Gorbachev em 1990 cresceram mais rapidamente e atingiram a maioria absoluta (contra 13 % dos adeptos).

Quantitativamente o peso deste grupo é significativo. Seu prestígio público é pequeno: os entrevistados envelhecidos e os netos são pisoteados com avós e como transportadores do Código das Idéias e Slogans anteriores e, como autoridades da família, diretrizes na vida. A última circunstância na verdade «apresenta» tensões sociais gerais-e não apenas os últimos anos, mas, de fato, por várias décadas, na parte da única instituição social (família), com a qual a grande maioria da geração mais velha ainda se identifica. Mas talvez fosse mais correto dizer que os conflitos, que ficaram em silêncio por muitos anos nas próprias famílias e na «opinião pública» (mídia nacionalizada), chegaram recentemente à superfície, foram incluídos no campo de discussão, mas agora Ainda assim e muitas vezes agravadas pelos processos de demarcação na «grande sociedade».

Com este último complexo de circunstâncias, é provável que a popularidade dos melodramas que amam a família na televisão no ano passado também possam ser conectados nos anos iniciais de «Perestroika». A série de televisão «The Rich também Cry» ficou em terceiro lugar na lista de eventos de 1992 dos entrevistados idosos (20 %) e foi chamado duas vezes mais do que o melhor filme do ano. O artista principal liderou as heroínas do ano. Obviamente, o efeito de descarregamento é válido aqui: todos os grupos da população distinguem o crescente fadiga de ano para ano, e se os jovens preferem uma explosão emocional, e a idade média é um jogo de paixões na competição pelo prêmio, então o Os anciãos são um círculo mais rotineiro de problemas e conflitos da família, relações «humanas», «psicológicas» experiências. É precisamente a tradicionalização das tensões que as converte no posto de «universal», «natural» é importante aqui. Esse mecanismo de “tradicionalização da identificação” (ou “adaptação tradicional”) é fase e, nesse sentido, é realmente um mecanismo, estrutura. Deixe -me lembrá -lo de que o público nos anos 50. Já passou pelos melodramas indianos, os anos 70-através da «Esenia» mexicana e a «flor do leste no pó» (bem como nos anos 60. — através de «histórias simples» domésticas e t. p.). A reabilitação da vida cotidiana — pelo menos em grupos seniores — também ocorre como sua tradicionalização, uma mudança para a periferia usual, social e cultural.